Viver em Gatineau.

Imigracao_Canada_Viver_Gatineau

Um resumo sobre a cidade

Para quem está pensando em imigrar para o Canadá, viver em Gatineau pode ser uma ótima alternativa. A cidade, que está localizada na província canadense de Quebec, também faz parte da grande região metropolitana de Ottawa.

A cidade de Gatineau passou por uma série de mudanças e adequações com o passar dos anos. A mais recente delas definiu Gatineau como a fusão entre cinco outras pequenas cidades, sendo elas: Aylmer, Hull, Gatineau, Masson-Angers e Buckingham. Sendo assim, a cidade se ‘reuniu’ com outras quatro e forma o que hoje conhecemos como sua região.

No total, a população de Gatineau é de pouco mais de 265 mil habitantes, que dividem o espaço de pouco mais de 340 quilômetros quadrados. Sua densidade populacional chega a 662,3 habilitantes por quilômetro quadrado, segundo a última média registrada. Já a área da região metropolitana de Ottawa registrou mais de 1.2 milhão de habitantes.

A língua oficial da cidade é o francês, o que não poderia ser diferente, uma vez que ela está localizada na região de Ottawa e na província de Quebec. Por isso, quem estiver pensando em viver em Gatineau, o melhor é que tenha pelo menos conhecimento básico do idioma.

A cidade de Gatineau é extremamente agradável e poderia ser considerada pequena caso a sua vizinha não exercesse tanta influência em suas atividades. Por muitos anos consecutivos, a cidade foi considerada a melhor para se viver no Canadá. E considerando que o país também está no ranking dos melhores para se morar em todo o mundo, certamente a cidade não está nada mal, certo?

Muito espaço, largas avenidas e grande organização estão entre algumas das características que certamente não podem ser deixadas de lado quando nos referimos à Gatineau.

Mercado de Trabalho & Economia

Há um número bem extenso de escritórios do governo federal e de demais províncias nos arredores de Gatineau, principalmente por conta da proximidade que a cidade tem com a capital do Canadá.

Um dos aspectos mais interessantes de Gatineau é a própria política do governo federal, que determina que haja distribuição de emprego para todos os habitantes da cidade. E foi isso que fez com que vários prédios comerciais surgissem dos dois lados do grande rio que cruza a cidade, o rio Ottawa. Em seus arredores estão várias ‘torres’, ou melhor, enormes prédios com escritórios que abrigam servidores, tanto públicos como privados.

Entre os principais espaços governamentais e ministérios que você pode pensar em procurar emprego em Gatineau estão: Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional, Obras Públicas e Serviços Governamentais do Canadá, Assuntos Aborígenes e Desenvolvimento do Norte do Canadá, Conselho de Segurança do Transporte do Canadá e até mesmo o mais recente prédio desenvolvido, que abriga as atividades dos Recursos Humanos e Desenvolvimento de Competências do Canadá.

Custo de Vida

Para quem está pensando em viver no Quebec, certamente a cidade de Gatineau é a que oferece o melhor custo de vida.
Os que quiserem comprar uma residência, seja ela casa ou apartamento, vale a pena fazer uma boa pesquisa nas regiões de Aylmer e Hull, que são áreas mais residenciais e com apartamentos/casas novas.

Na própria Gatineau, que antes de 2002 era uma pequenina cidade, também existem algumas boas opções. De forma geral, tudo vai depender do tamanho do espaço que você está pensando em comprar, além do quanto está disposto a pagar.

No que se refere à alimentação, os custos são basicamente os mesmos que temos no Brasil, com a diferença de que em Gatineau o indivíduo praticamente só come em casa, o que já traz uma grande economia, certo? Alguns itens são mais baratos, como as bebidas, os materiais de limpeza e alguns laticínios. Porém, carne vermelha, frango e frutas prometem custar um pouquinho a mais.

Já com lazer e transporte você promete gastar bem pouco. No aspecto ‘entretenimento’, a cidade conta com várias opções e a maioria delas é gratuita, como teatros, oficinas e vários esportes que ocorrem na cidade nas épocas de neve. A única forma de transporte público é o ônibus, mas se preferir comprar um veículo próprio vale destacar que os custos para manutenção de um carro são extremamente mais baixos do que em outras cidades canadenses.

Custo com aluguel de um apartamento:

Descrição do apartamento Valor
1 quarto no centro da cidade $ 708
1 quarto fora do centro da cidade $ 641
3 quartos no centro da cidade $ 1.062
3 quartos fora do centro da cidade $ 850

Outras despesas:

Descrição da despesa Valor
Alimentação (por adulto) $ 300
Eletricidade e aquecimento $ 118
Telefone fixo $ 35
Telefone celular $ 60
Internet $ 50
TV à Cabo $ 40
Seguro da casa $ 35

Clima & Temperatura

De forma geral, o clima em Gatineau promete ser frio – assim como em grande parte das regiões localizadas em Quebec. Por isso, vale a pena se preparar com as roupas mais quentinhas durante os meses mais gelados, hein?

Porém, o verão também é bem tranquilo, com temperatura que oscila entre 16 e 25 graus.

Imigração Canada - Temperatura Média Gatineau

Imigração Canada - Precipitação Média Gatineau

Fontes: Wikipedia.org, livingin-canada.com, Statística Canadá, Numbeo.com

Cidades do Canadá

Viver em Calgary
Viver em Edmonton
Viver em Gatineau
Viver em Montreal
Viver em Ottawa
Viver em Quebec
Viver em Halifax
Viver em Toronto
Viver em Vancouver
Viver em Winnipeg

Processo de Imigração

Canadá Internacional
CIC – Immigrating to Canada (Inglês/francês)
Escritório de Imigração do Québec
Palestras de imigração para o Québec
Imigração Québec

Sobre a Cidade

Prefeitura de Gatineau
Turismo Região de Outaouais
Turismo Ottawa

Vagas de Emprego

Indeed.ca
Jobillico

Aluguel de Apartamento

Duproprio
Logements Gatineau
Tonlogis

Universidades

UQO | Université du Québec en Outaouais

Localização

Voltar para o Topo