Viver em Halifax.

Imigração Canadá - Morar em Halifax

Um resumo sobre a cidade

Halifax é uma cidade canadense que está localizada na província de Nova Escócia, sendo ela a capital desta província. Sua população gira em torno de 415 mil habitantes. Segundo o último levantamento realizado, quase 300 mil pessoas vivem nas áreas centrais e urbanizadas, e o restante em seus arredores.

Atualmente a cidade de Halifax é considerada a 13ª maior central metropolitana do país, além de também estar no ranking entre as “cidades globais”. Um dos grandes atrativos da região fica por conta da atividade portuária, já que a cidade está localizada às margens do Oceano Atlântico.

A cidade também é um dos maiores polos educacionais do Canadá, reunindo grandes nomes de universidades como: University of King’s College, University Saint-Anne, Saint Mary’s University, Dalhousie University e Nova Scotia College of Art & Design.

Mercado de Trabalho & Economia

A cidade de Halifax é considerada global, como já dissemos anteriormente. Dessa forma, se destaca como um dos maiores centros de economia do leste canadense, principalmente graças à concentração dos serviços governamentais, públicos e também das empresas do setor privado.

Os principais empregadores da cidade são o Departamento de Defesa Nacional, o Estaleiro de Halifax e a Universidade Dalhousie, além do porto de Halifax e alguns segmentos do governo extremamente lucrativos. Os setores que mais empregam na cidade são, respectivamente, o comércio, com cerca de 36 mil empregos, cuidados com assistência social e saúde, com quase 32 mil oportunidades, serviços profissionais, com 19 mil empregos, educação, com 17.500 mil empregos e, por fim, administração pública, responsável por outras quase 16 mil oportunidades de emprego.

Por outro lado, as principais indústrias responsáveis pela estabilidade econômica de Halifax são as de agricultura, mineração, pesca, extração de gás natural e até mesmo a de ‘silvicultura’, localmente concentradas nos arredores e demais espaços rurais de toda a região metropolitana.

No ano de 2012 a cidade de Halifax foi ranqueada pela revista MoneySense como a 4ª melhor para se viver no Canadá, ficou em primeiro no quesito “maiores cidades em relação à qualidade de vida” e em segundo na lista das “maiores cidades do futuro”.

No Canadá Oriental, a região urbana de Halifax é o centro econômico de maior destaque: ela serve empresas privadas, governos, bancos e o próprio centro cultural da região marítima.

A economia de Halifax, de modo geral, está em crescimento constante e contínuo. Segundo pesquisa realizada pela Conference Board of Canada, a previsão de crescimento da cidade implicaria em um PIB com aumento de 3% só no ano de 2015.

Custo de Vida

O custo de vida em Halifax também é algo que merece destaque, estando entre um dos mais em conta de todo o Canadá. O primeiro motivo é pelo fato de que a cidade está localizada no Canadá Oriental, onde a própria cultura também é um pouco diferenciada. E isso implica em preços mais baixos.

Além disso, a qualidade de vida na cidade é boa, assim como a empregabilidade. O salário mínimo dos canadenses que vivem em Halifax é de 10 dólares canadenses por hora. Para quem trabalha 40 horas por semana, a média salarial ficaria em torno de 1.600 a 1.700 dólares canadenses por mês, uma boa dica para quem pensa na imigração para o Canadá.

E considerando que o aluguel de um bom apartamento na cidade vai ficar entre 600 a 800 dólares canadenses, vale destacar que se você chegar à cidade ganhando apenas o salário mínimo, já terá o suficiente para se manter em um bom imóvel, além é claro, dos suprimentos que também precisa para manter a sua estadia.

Custo com aluguel de um apartamento:

Descrição do apartamento Valor
1 quarto no centro da cidade $ 994
1 quarto fora do centro da cidade $ 770
3 quartos no centro da cidade $ 1.800
3 quartos fora do centro da cidade $ 1.200

Outras despesas:

Descrição da despesa Valor
Alimentação (por adulto) $ 300
Eletricidade e aquecimento $ 107
Telefone fixo $ 35
Telefone celular $ 60
Internet $ 75
TV à Cabo $ 40
Seguro da casa $ 40

Clima & Temperatura

A cidade de Halifax é dotada de um clima úmido e continental, segundo o próprio levantamento da Koppen. Seus invernos, quando em comparação com outras regiões canadenses, são considerados suaves e moderados. Mas mesmo assim, uma linda visão o espera: a queda de neve é frequente e bem pesada durante essa estação, além da presença de chuvas geladas e congelamentos/descongelamentos de período em período. Os verões prometem ser mais quentes, secos e abafados, mas não tão insuportáveis como em várias regiões do Brasil.

Para os que pensam em viver em Halifax a partir do início do ano, o choque pode acabar sendo grande, uma vez que janeiro costuma ser o mês mais gelado do ano, com temperatura média de -1 grau. Por outro lado, agosto é considerado o mês mais quente, com média de 23 graus. Durante um ano completo em Halifax as temperaturas costumam oscilar entre – 8 e 24 graus. Parece ser uma ótima oportunidade para morar em Halifax, não é mesmo?

Imigração Canada - Temperatura Media Halifax 2

Imigração Canada - Precipitação Média Halifax 2

Fontes: Wikipedia.org, livingin-canada.com, Statística Canadá, Numbeo.com

Cidades do Canadá

Viver em Calgary
Viver em Edmonton
Viver em Gatineau
Viver em Montreal
Viver em Ottawa
Viver em Quebec
Viver em Halifax
Viver em Toronto
Viver em Vancouver
Viver em Winnipeg

Processo de Imigração

Canadá Internacional
CIC – Immigrating to Canada (Inglês/francês)
Escritório de Imigração do Québec
Palestras de imigração para o Québec
Imigração Québec

Sobre a Cidade

Turismo em Halifax
Governo Nova Scotia
Prefeitura de Halifax

Vagas de Emprego

Indeed
Workpolis
Halifax.ca

Aluguel Apartamento

Rentseeker.ca
Killamproperties.com
Gottarent.com
Templetonproperties.ca

Universidades

Dalhousie University
Saint Mary’s University
Mount Saint Vincent University

Vídeos

Vídeo promocional de Halifax:

Localização

Voltar para o Topo