Viver em Montreal.

ViverMontrealPrincipal

Um resumo sobre a cidade

Montreal é a maior cidade da província canadense de Quebec e a segunda mais populosa do Canadá depois de Toronto, com aproximadamente 4 milhões de pessoas na região metropolitana, sendo um dos principais centros industriais, comerciais e culturais da América do Norte.

Montreal é a segunda cidade francófona mais populosa do mundo, atrás apenas de Paris. 67,8% dos habitantes da região metropolitana de Montreal são francófonos, 13,8% são anglófonos, e o restante, 18,4%, possuem outro idioma como língua materna. Uma pesquisa realizada em maio de 2004 mostrou que 53% dos habitantes da cidade de Montreal falam tanto o francês como o inglês.

Montreal possui uma das populações mais bem educadas do mundo, possuindo a maior concentração de estudantes universitários per capita de toda a América do Norte. A cidade possui ainda quatro universidades e é também um centro da indústria de alta tecnologia – especialmente na área de medicina e na indústria aeroespacial.

Montreal foi considerada até o final da década de 60 a capital econômica do Canadá, bem como a maior cidade do país e uma das cidades mais importantes do mundo. Porém, durante a década de 1970, a anglófona Toronto tomou o posto de capital financeira e industrial do país.

A cidade de Montreal tem 19 bairros e várias cidades nas próximidades da ilha, como Laval e Longueuil, já bem conhecida dos Brasileiros.

Mercado de Trabalho & Economia

Cerca de cinco mil fábricas instaladas em Montreal empregam cerca de 25% da força de trabalho da cidade. Montreal é um centro de indústria farmacêutica, de alta tecnologia, têxtil e de manufatura de roupas. Produz também produtos eletrônicos, equipamentos de transporte e de telecomunicação, alimentos industrializados, e é um centro de processamento de tabaco.

A região metropolitana de Montreal é um dos principais centros aeroespaciais do mundo, onde está localizado a maioria das fábricas da Bombardier, empregando milhares de trabalhadores. A OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) e a CAE (produtora de simuladores de vôo) também estão sediadas na cidade.

Refinarias de petróleo instaladas na cidade produzem boa parte da gasolina do país. A cidade também é um forte centro de processamento de alimentos, graças à sua localização na província, uma das regiões mais férteis do país.

Montreal abriga também o maior porto fluvial do mundo, o Porto de Montreal. Mais de 26 milhões de toneladas de cargas passam por este porto anualmente. Como resultado, Montreal tem também uma das maiores malhas ferroviária do Canadá.

A renda familiar média em Montreal é $ 68.000 por ano, que é 3,5% abaixo da média canadense. A taxa de desemprego é de 8 % em Montreal (2012), superior à Quebec e médias canadenses de 7,5 e 7,3%, respectivamente.

Média Salarial

Profissão Média
Analista BI $ 56.744
Analista Base de Dados $ 51.391
Analista de Negócios $ 62.230
Consultor SAP $ 69.350
DBA $ 61.580
Economista $ 51.267
Engenheiro Civil $ 63.184
Engenheiro Eletricista $ 64.575
Estatístico $ 62.117
Pragramador $ 54.983
Web Designer $ 45.701

Custo de Vida

A província de Québec tem a terceira maior taxa para compra de bens e serviços entre as 13 províncias do Canadá. A taxa provincial do Québec (TVQ), que era de 8,5%, aumentou para 9,5% em 2012. Alguns produtos e serviços em Québec não são taxados nem pelo governo federal e nem pelo provincial, como os produtos alimentares de base e a maior parte dos serviços de saúde.

Exemplos de alimentos não taxados:

– Carnes, cereais, frutas, legumes, ovo, pão, peixe, leites e derivados.

A taxa federal (TPS) é de 5% para todas as províncias e a taxa provincial pode variar ou simplesmente são ser cobrada, como acontece em Alberta.

A soma das taxas no Québec é de 14,5%, sendo 5% da TPS e 9,5% da TVQ, mas como a TVQ incide sobre a TPS, a taxa efetiva cobrada no Québec é de 14,975%.

Custo com aluguel de um apartamento:

Descrição do apartamento Valor
1 quarto no centro da cidade $ 700
1 quarto fora do centro da cidade $ 500
3 quartos no centro da cidade $ 1.200
3 quartos fora do centro da cidade $ 800

Outras despesas:

Descrição da despesa Valor
Alimentação (por adulto) $ 300
Eletricidade e aquecimento $ 150
Telefone fixo $ 35
Telefone celular $ 60
Internet $ 35
TV à Cabo $ 40
Seguro da casa $ 40

Clima & Temperatura

O clima de Montreal é bastante semelhante à de Ottawa, só que em Montreal venta um pouco mais. Montreal tem um clima semi-continental, com um verão quente e úmido e um inverno muito frio.

O inverno na província de Quebec é severo. Em Montreal, aproximadamente 2,4 metros de neve caem anualmente na cidade, e a chuva é abundante ao longo do ano, principalmente no verão.

O clima de Montreal varia muito de época para época, devido à localização da cidade. O clima de Montreal é temperado, com quatro estações bem definidas. No inverno, a temperatura média da cidade é de -10,4 °C, com mínimas entre -40 °C a -10 °C e máximas entre 0 °C e 25 °C. No verão, que é considerado quente para os padrões canadenses, a média é de 21 °C, com máximas entre 23 °C a 35 °C.

Temperatura Media Montreal

Media Precipitacao Montreal

Fontes: Wikipedia.org, livingin-canada.com, Statística Canadá, Numbeo.com

Cidades do Canadá

Imagens de Montreal

Vídeos

O melhor de Montreal 2012:

Vídeo promocional de Montreal:

Localização

Responses (2)

  1. […] Supermercado mensal: cerca de 300 dólares canadenses (Fonte: Projeto Canadá) […]

    • lucassan
      junho 5, 2016 em 2:19 pm ·

      Obrigado pelo comentário!

Voltar para o Topo