Viver em Montreal.

ViverMontrealPrincipal

Um resumo sobre a cidade

Montreal é a maior cidade da província canadense de Quebec e a segunda mais populosa do Canadá depois de Toronto, com aproximadamente 4 milhões de pessoas na região metropolitana, sendo um dos principais centros industriais, comerciais e culturais da América do Norte.

Montreal é a segunda cidade francófona mais populosa do mundo, atrás apenas de Paris. 67,8% dos habitantes da região metropolitana de Montreal são francófonos, 13,8% são anglófonos, e o restante, 18,4%, possuem outro idioma como língua materna. Uma pesquisa realizada em maio de 2004 mostrou que 53% dos habitantes da cidade de Montreal falam tanto o francês como o inglês.

Montreal possui uma das populações mais bem educadas do mundo, possuindo a maior concentração de estudantes universitários per capita de toda a América do Norte. A cidade possui ainda quatro universidades e é também um centro da indústria de alta tecnologia – especialmente na área de medicina e na indústria aeroespacial.

Montreal foi considerada até o final da década de 60 a capital econômica do Canadá, bem como a maior cidade do país e uma das cidades mais importantes do mundo. Porém, durante a década de 1970, a anglófona Toronto tomou o posto de capital financeira e industrial do país.

A cidade de Montreal tem 19 bairros e várias cidades nas próximidades da ilha, como Laval e Longueuil, já bem conhecida dos Brasileiros.

Mercado de Trabalho & Economia

Cerca de cinco mil fábricas instaladas em Montreal empregam cerca de 25% da força de trabalho da cidade. Montreal é um centro de indústria farmacêutica, de alta tecnologia, têxtil e de manufatura de roupas. Produz também produtos eletrônicos, equipamentos de transporte e de telecomunicação, alimentos industrializados, e é um centro de processamento de tabaco.

A região metropolitana de Montreal é um dos principais centros aeroespaciais do mundo, onde está localizado a maioria das fábricas da Bombardier, empregando milhares de trabalhadores. A OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) e a CAE (produtora de simuladores de vôo) também estão sediadas na cidade.

Refinarias de petróleo instaladas na cidade produzem boa parte da gasolina do país. A cidade também é um forte centro de processamento de alimentos, graças à sua localização na província, uma das regiões mais férteis do país.

Montreal abriga também o maior porto fluvial do mundo, o Porto de Montreal. Mais de 26 milhões de toneladas de cargas passam por este porto anualmente. Como resultado, Montreal tem também uma das maiores malhas ferroviária do Canadá.

A renda familiar média em Montreal é $ 68.000 por ano, que é 3,5% abaixo da média canadense. A taxa de desemprego é de 8 % em Montreal (2012), superior à Quebec e médias canadenses de 7,5 e 7,3%, respectivamente.

Média Salarial

Profissão Média
Analista BI $ 56.744
Analista Base de Dados $ 51.391
Analista de Negócios $ 62.230
Consultor SAP $ 69.350
DBA $ 61.580
Economista $ 51.267
Engenheiro Civil $ 63.184
Engenheiro Eletricista $ 64.575
Estatístico $ 62.117
Pragramador $ 54.983
Web Designer $ 45.701

Custo de Vida

A província de Québec tem a terceira maior taxa para compra de bens e serviços entre as 13 províncias do Canadá. A taxa provincial do Québec (TVQ), que era de 8,5%, aumentou para 9,5% em 2012. Alguns produtos e serviços em Québec não são taxados nem pelo governo federal e nem pelo provincial, como os produtos alimentares de base e a maior parte dos serviços de saúde.

Exemplos de alimentos não taxados:

– Carnes, cereais, frutas, legumes, ovo, pão, peixe, leites e derivados.

A taxa federal (TPS) é de 5% para todas as províncias e a taxa provincial pode variar ou simplesmente são ser cobrada, como acontece em Alberta.

A soma das taxas no Québec é de 14,5%, sendo 5% da TPS e 9,5% da TVQ, mas como a TVQ incide sobre a TPS, a taxa efetiva cobrada no Québec é de 14,975%.

Custo com aluguel de um apartamento:

Descrição do apartamento Valor
1 quarto no centro da cidade $ 700
1 quarto fora do centro da cidade $ 500
3 quartos no centro da cidade $ 1.200
3 quartos fora do centro da cidade $ 800

Outras despesas:

Descrição da despesa Valor
Alimentação (por adulto) $ 300
Eletricidade e aquecimento $ 150
Telefone fixo $ 35
Telefone celular $ 60
Internet $ 35
TV à Cabo $ 40
Seguro da casa $ 40

Clima & Temperatura

O clima de Montreal é bastante semelhante à de Ottawa, só que em Montreal venta um pouco mais. Montreal tem um clima semi-continental, com um verão quente e úmido e um inverno muito frio.

O inverno na província de Quebec é severo. Em Montreal, aproximadamente 2,4 metros de neve caem anualmente na cidade, e a chuva é abundante ao longo do ano, principalmente no verão.

O clima de Montreal varia muito de época para época, devido à localização da cidade. O clima de Montreal é temperado, com quatro estações bem definidas. No inverno, a temperatura média da cidade é de -10,4 °C, com mínimas entre -40 °C a -10 °C e máximas entre 0 °C e 25 °C. No verão, que é considerado quente para os padrões canadenses, a média é de 21 °C, com máximas entre 23 °C a 35 °C.

Temperatura Media Montreal

Media Precipitacao Montreal

Fontes: Wikipedia.org, livingin-canada.com, Statística Canadá, Numbeo.com

Cidades do Canadá

Viver em Calgary
Viver em Edmonton
Viver em Gatineau
Viver em Montreal
Viver em Ottawa
Viver em Quebec
Viver em Halifax
Viver em Sherbrooke
Viver em Toronto
Viver em Vancouver
Viver em Winnipeg

Processo de Imigração

Canadá Internacional
CIC – Immigrating to Canada (Inglês/francês)
Escritório de Imigração do Québec
Palestras de imigração para o Québec
Imigração Québec

Sobre a Cidade

Prefeitura de Montreal
Bairros de Montreal
Journal de Montréal

Vagas de Emprego

Procom (especialista mão-de-obra TI)
Emploi Québec
Indeed.ca
Workopolis
Jobboom
Monster
Jobillico

Aluguel de Apartamento

Rentseeker.ca
Duproprio.com
Laberge.qc.ca/
Trylonmontreal.ca
Logisquebec.com

Universidades

Université de Montréal
UQAM | Université du Québec à Montréal
Université Concordia
McGill University

Imagens de Montreal

Vídeos

O melhor de Montreal 2012:

Vídeo promocional de Montreal:

Localização

Responses (2)

  1. […] Supermercado mensal: cerca de 300 dólares canadenses (Fonte: Projeto Canadá) […]

    • lucassan
      junho 5, 2016 em 2:19 pm ·

      Obrigado pelo comentário!

Voltar para o Topo