Viver em Winnipeg.

ImigracaoMorarWinnipegPrincipal

Um resumo sobre a cidade

A cidade de Winnipeg (grafado às vezes como Vinipegue) é a capital da província de Manitoba, no Canadá. Foi fundada no ano de 1835, e seu nome é uma transcrição de wīnipēk, uma palavra da língua cree, falada por nativos. Significa “águas barrentas”.

Winnipeg se localiza na região central do país, numa planície onde estão as afluências dos rios Assiniboine e Red. Por ser uma região em que acontecem muitas inundações, a cidade adotou o sistema Red River Floodway, que serve de proteção contra enchentes.

Antes da colonização europeia, o local já era um importante ponto de comércio dos povos nativos. Hoje, a cidade possui um grande centro de comércio, transporte, produção e agricultura canadense. Devido a esse destaque em relação à importância comercial de sua localização, Winnipeg recebeu o título de “Passagem para o Oeste” (Gateway to the West).

A cidade é a maior da província de Manitoba, a sétima maior do Canadá e possui a oitava maior região metropolitana do país. São 663.617 habitantes apenas na cidade e 730.018 na sua região metropolitana.

Mercado de Trabalho & Economia

Winnipeg é a base econômica e o centro da região. Possui uma das economias mais diversificadas do Canadá, tendo muitos empregos em várias áreas: 15,2% no comércio, 9,8% na indústria, 7,7% na educação e 15,2% nos setores de saúde e assistência social. Segundo um levantamento, a partir de 2012, passaram a existir aproximadamente 21.000 empregadores na cidade.

A capital concentra importantes órgãos, entidades e empresas públicas e privadas, a exemplo da sede do Comando Aéreo da Força Aérea do Canadá. Em janeiro de 2014, 416.700 pessoas estavam empregadas em Winnipeg e na região metropolitana.

Grande parte dos empregadores é do setor público. Instituições governamentais empregam 54 mil habitantes da cidade, o que corresponde a 14% da população local. Boa parte desses trabalhadores está empregada na prefeitura da cidade, no governo da província de Manitoba, na Universidade de Manitoba, nos Cassinos de Winnipeg e no Health Sciences Centre. Outras instituições, que não são governamentais, mas que dependem de verbas públicas, também estão entre as que mais oferecem empregos aos moradores locais.

O ranking da KPMG colocou Winnipeg como a cidade menos cara para se fazer negócios no oeste do Canadá em 2012. É um dos motivos de atrair muitos investidores. Diversas pessoas mudam-se para a cidade por ela possuir um custo de vida baixo.

Custo de Vida

De acordo com o órgão Canadian Real Estate Association, a partir do ano de 2013, uma casa em Winnipeg custa em média 260.000 dólares canadenses. Na província de Manitoba, o valor pago de impostos é de 13% ao todo. A taxa federal, cobrada a todos os habitantes do Canadá, é de 5%, e a provincial de Manitoba é de 8%.

O valor do aluguel pode variar de acordo com o bairro, o tipo do imóvel, os serviços inclusos e se ele é mobiliado ou não. O aluguel de um apartamento com um dormitório, em que se podem viver duas pessoas, gira em torno de 700 e 900 dólares canadenses.

Nos serviços incluem-se água, aquecimento e energia. Esse valor varia bastante, mas não costuma acrescentar muito no valor total dos gastos mensais, que variam bastante de acordo com a estação do ano, já que o aquecimento tende a ser mais utilizado em certos meses.

Uma internet com 10 mbps pode custar 60 dólares mensais. O valor da passagem de ônibus é 2,60 dólares.

Custo com aluguel de um apartamento:

Descrição do apartamento Valor
1 quarto no centro da cidade $ 910
1 quarto fora do centro da cidade $ 852
3 quartos no centro da cidade $ 1.500
3 quartos fora do centro da cidade $ 1.400

Outras despesas:

Descrição da despesa Valor
Alimentação (por adulto) $ 300
Eletricidade e aquecimento $ 160
Telefone fixo $ 35
Telefone celular $ 60
Internet $ 60
TV à Cabo $ 40
Seguro da casa $ 40

Clima & Temperatura

A região em que Winnipeg está localizada, as Grandes Planícies, caracteriza-se por seu terreno pouco acidentado. Essa planície não consegue barrar as frentes frias que vêm do Ártico nem as frentes quentes que vêm do sul. Por isso, o clima de Winnipeg é bastante instável, podendo variar drasticamente em poucas horas do dia.

O frio é bastante intenso, com temperaturas no inverno que chegam a -35 °C. Muito se deve ao vale do Rio Red, que atua como um canal direcionando o vento à cidade. A neve aparece no fim de outubro e vai até abril. Esse clima é tão comum que rendeu o termo “Winterpeg” (“winter” é inverno em inglês).

As temperaturas médias mensais em Winnipeg são: -13 °C em janeiro, -9 °C em fevereiro, -1 °C em março, 10 °C em abril, 19 °C em maio, 23 °C em junho, 26 °C em julho, 25 °C em agosto, 19 °C em setembro, 11 °C em outubro, 0 °C em novembro e -10 °C em dezembro.

Imigração Canada - Temperatura Media Winnipeg

Imigração Canada - Precipitação Média Winnipeg

Fontes: Wikipedia.org, livingin-canada.com, Statística Canadá, Numbeo.com

Cidades do Canadá

Viver em Calgary
Viver em Edmonton
Viver em Gatineau
Viver em Montreal
Viver em Ottawa
Viver em Quebec
Viver em Halifax
Viver em Toronto
Viver em Vancouver
Viver em Winnipeg

Processo de Imigração

Canadá Internacional
CIC – Immigrating to Canada (Inglês/francês)
Escritório de Imigração do Québec
Palestras de imigração para o Québec
Imigração Québec

Sobre a Cidade

Prefeitura de Winnipeg
Turismo Winnipeg

Vagas de Emprego

Indeed.ca
Workopolis.com
Emprego na Prefeitura Winnipeg

Aluguel Apartamento

Rentseeker.ca
Yournextplace.ca
Rentboard.ca

Universidades

The University of Winnipeg
University of Manitoba

Vídeos

Vídeo promocional de Winnipeg:

Localização

Voltar para o Topo